Logo Synergy Ícone

Synergy Versão 1.8.8 Gratuito

7.81 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em: 31/08/2017 Chris Schoeneman, Guido Poschta, Brent Priddy
52K
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Comentar
+10 Comentários
  • Foto de Vicio
    Vicio 7 de fevereiro de 2012 - 16:50
    10
    Nota Excelente!
    E ainda por cima gratuito, esse é um tipo de programa que mesmo que fosse pago valeria cada centavo. Contagem regressiva para surgir um troll dando nota baixa para o programa, pelo simples fato de não saber usa-lo.
  • Foto de Interkid
    Interkid 7 de fevereiro de 2012 - 16:46
    6
    Nota Ótimo!
    Tem o Mouse Without Borders da microsoft que faz isso tudo e é mais prático e fácil de configurar.... só esses 2 não tem opção de share files entre os monitores.... apenas o programa ShareMouse é kem tem.... que eu conheço.

Descrição

Elaine Martins
Vários computadores, apenas um mouse e um teclado: tenha esta facilidade utilizando este poderoso aplicativo

Fios para todos os lados, teclados e mouses espalhados pela mesa... É assim que você imagina a mesa de um técnico em informática? Pois então pode apagar esta imagem de sua cabeça. Synergy é um pequeno mas poderoso aplicativo que permite a utilização de vários computadores ao mesmo tempo  — utilizando apenas um teclado e um mouse.

Com ele, você consegue conectar quantos notebooks e PCs desejar, transformando dois ou mais monitores (ligados em computadores diferentes) em um único ambiente de trabalho. Mas o que mais chama a atenção no Synergy é a possibilidade de rodá-lo em diferentes sistemas operacionais, permitindo que máquinas com Windows se conectem com Linux ou Mac OS X.

Como a maioria dos programas do gênero, Synergy é dividido em dois componentes: cliente e servidor. O modo servidor deve ser ativado no computador que será usado para acessar os demais. Nas outras máquinas, o programa deverá rodar como cliente. 

Como configurar

Para que o programa funcione corretamente, é necessário que as configurações estejam todas corretas. Caso você use algum aplicativo de firewall, é possível que o programa impeça o acesso aos demais computadores, sendo assim necessário “liberar” o uso do Synergy no firewall.

Cliente

Para os computadores que servirão como cliente, a configuração é simples. Na tela principal do programa, deixe marcada a opção “Client (use another computer`s mouse and keyboard)” e, no campo “IP do servidor”, coloque o endereço solicitado.

Synergy - Imagem 1 do software

Caso você não saiba o endereço IP do computador, não há com o que se preocupar. Acessando a opção Info, presente na tela principal do programa, você tem acesso a informações como IP, nome do computador e pasta de instalação. Lembre-se, o endereço de IP que você deve colocar é o da máquina que será o servidor.

Depois de configurado, é só clicar em “Start” e partir para a configuração da máquina que será usada como servidor, que, apesar de ser um pouco mais trabalhosa, é fácil e bem intuitiva.

Servidor

A configuração do Synergy no computador principal (que controlará os demais) exige um pouco mais de atenção para que tudo seja feito corretamente. Na tela principal do programa, marque a opção “Server (share this computer`s mouse and keyboard)”. Em seguida clique em “Configurar servidor”.

A janela de configuração que será aberta exige certa atenção, pois os detalhes é que vão determinar como o programa deverá se comportar. Essa tela é dividia em três abas: “Telas e links”, “Teclas de atalho” e “Configurações avançadas do servidor”.

Synergy - Imagem 2 do software

Na primeira, você configura os computadores que terão acesso à sua máquina, podendo inclusive customizar as teclas modificadoras, os cantos e as correções aplicadas. Como o nome sugere, a opção “Teclas de atalho”, permite criar comandos que facilitam o controle remoto da máquina. As funções avançadas do programa permitem alterar a forma como o cliente é verificado, sincronizar as proteções de tela e mudar alguns aspectos da janela.

Nossa Opinião sobre o Synergy

Visualmente, a interface do aplicativo é bem organizada. Como ele divide as opções do cliente e do servidor em telas diferentes, não há como se enganar na hora das configurações. Entretanto, um pequeno defeito é a mistura de traduções entre o inglês e o português, o que acaba estragando um pouco a compreensão das informações.

Todavia, visto que o software é compatível com PC, Linux e Mac OS X, não há limite de compartilhamento entre o teclado e o mouse. Ou seja, você consegue transitar entres os três sistemas operacionais sem sair da frente do servidor. Além disso, é possível compartilhar sua área de transferência e arquivos com praticidade, visto que as transmissões são feitas sem conflitos.

Sistema de configuração visual

Uma vez que a ferramenta permite ajustar as configurações do servidor e do cliente por meio de uma grade, fica mais fácil saber com qual computador você está trabalhando no momento. Outra vantagem é que é possível montar atalhos do teclado e facilitar o controle remoto do PC cliente.

Enfim, embora exija um pouco de atenção na hora de ajustar o cliente e o servidor, o software é uma boa alternativa para quem precisa utilizar mais de um computador simultaneamente.

Prós & Contras

Prós

  • Facilita o uso de vários computadores.
  • Permite compartilhar mouse e teclado entre SOs diferentes
  • Possibilita a transmissão de dados entre os computadores
  • Sistema de configuração visual

Contras

  • A tradução mistura português e inglês
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Synergy

+10 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!