*

Logo Teste das múltiplas inteligências ícone

Teste das múltiplas inteligências

  • Em Português
  • Gratuito
  • Para Web
  • Adicionado em 19/10/2013
  • Posgrado
  • Acessar
    Gratuito
  • 58.886downloads
  • 3 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Questionário para você descobrir qual tipo de inteligência tem mais desenvolvida

Por Allan Valin
Publicidade

O Teste das múltiplas inteligências é fundamentado na proposta do psicólogo cognitivo e educacional, o estadunidense Howard Gardner, desenvolvida como uma alternativa ao teste tradicional de QI – o qual ele não julgava suficiente para descrever todas as habilidades cognitivas humanas.

Embora tenha proposto nove tipos de inteligência, este teste apresentado aqui descreve e analisa apenas sete delas, deixando as inteligências naturalista e existencial de fora, provavelmente por serem subjetivas demais para serem vistas de modo objetivo.

O Teste das múltiplas inteligências, portanto, analisa as demais propostas de Gardner (que, não por acaso, é professor da Universidade de Harvard): Linguística, Lógica-Matemática, Musical, Cinestésica-Corporal, Espacial-Visual, Interpessoal e Intrapessoal.

Resultado

Resultados diversos

No total, o Teste das múltiplas inteligências é composto por 70 perguntas simples, as quais são divididas em sete grupos de dez questões cada uma – divisão essa que, talvez, seja apenas para apoio visual não necessariamente significando algo. Para cada uma delas, você tem quatro alternativas para escolher. Basicamente, ou você concorda ou discorda, havendo a diferença se é o caso de ser plenamente ou parcialmente.

Conforme você vai preenchendo as perguntas, as demais guias do teste vão sendo preenchidas. Em “Barras”, é possível conferir um gráfico que indica visualmente qual o seu tipo de inteligência predominante. O gráfico em “Pizza” mostra com mais clareza os pontos feitos em cada uma das inteligências. Finalmente, a última aba mostra explicações a respeito das categorias.

Questões

Os valores podem variar entre 0 e 40, aproximadamente. Contudo, vale lembrar que você não deve se achar burro por não ter passado nenhum resultado acima de 10, por exemplo. O que interessa no Teste das múltiplas inteligências é a  comparação entre os diferentes resultados, pois aquelas inteligências com os maiores resultados são as mais dominantes em você. Com os números em mãos, você pode usar as descrições para escolher uma carreira diferente, por exemplo.




Nossa Opinião sobre Teste das múltiplas inteligências

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Teste das múltiplas inteligências e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Como qualquer teste realizado na internet, o Teste das múltiplas inteligências não é para ser levado ao pé da letra, devendo apenas servir como base para você conhecer um pouco mais sobre si mesmo. Entretanto, vale mencionar que os resultados podem variar não apenas conforme o seu humor no dia, mas também em relação à época da vida em que o faz. Isto é, qualquer elemento alterador de humor pode influenciar nos valores, logo, o teste não é definitivo.

Uma vez que há uma grande quantidade de perguntas, os resultados propostos são relativamente precisos. Contudo, se você realmente quiser uma resposta fiel, é interessante procurar um psicólogo especialista na área cognitiva para fazer um teste mais elaborado. Afinal, com certeza você vai ficar na dúvida em relação a qual alternativa marcar em algumas perguntas.

Fazendo-o com um profissional treinado, ele pode alterar as suas respostas com base na análise psicológica, por exemplo, deixando assim os resultados mais próximos da realidade. Apesar dessas questões, o teste em si é muito bem elaborado e não apresenta nenhum problema de carregamento, sobretudo por apresentar apenas texto. Além disso, algo interessante é ele apresentar resultados parciais, conforme você for preenchendo as questões.

O único problema do Teste das múltiplas inteligências é que as explicações não deixam muito claro se determinada quantidade de inteligência é boa ou ruim – o que provavelmente é proposital. Embora isso faça com que o foco passe para a relação entre as inteligências, não haver uma explicação explicita para deixar isso claro acaba fazendo falta. Porém, de maneira geral, o teste é muito interessante.

ImportantePrós
  • Interface organizada
  • Tudo está explicado
  • Exibição de gráficos em tempo real
ImportanteContras
  • Pode não ser tão preciso
  • Não há uma indicação sobre os resultados obtidos serem bons ou ruins

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Ede Ede
    em 27/12/2013 ás 17:15h
    versão: 0

    No meu caso não deu muito certo, achei muito interessante os questionamentos me divertir até. Eu trabalho com Informática a cinco anos, sou bem sucedido como analista. Meu maior forte é análise de redes e trabalho em uma grande indústria. Eu odeio matemática sendo assim o teste não apontou tal carreira como promissora.

  • Thiago Thiago
    em 27/12/2013 ás 15:39h
    versão: 5

    Gostei bastante do teste. Tirei uma maior pontuação nas áreas de Linguística, Espacial-Visual e Intrapessoal - o que eu já esperava.

  • Alex Marcelino Santee Alex Marcelino Santee
    em 27/10/2013 ás 08:14h
    versão: 5

    Achei o teste bastante preciso, ele concorda perfeitamente como que eu considero ser minhas melhores e piores habilidades.

  • Rafael Rafael
    em 22/10/2013 ás 11:41h
    versão: 3

    Sou intra-pessoal, tirei 37 pontos. O interessante que o restante ficou equilibrado: linguística 29, lógica-matemática 28, musical 24, cinestésica-corporal 22, espacial visual 37, interpessoal 29.

Ver todos os comentários:
Publicidade


Shopping Baixaki